Manejo e monitoramento no controle da lagarta da soja

Compartilhar:

As lagartas são as piores pragas conhecidas para vários tipos de culturas. Elas infestam as lavouras e se alimentam principalmente das folhas, apesar de também comerem as flores e os grãos das plantas. Com isso eliminam grande parte da área foliar, o que diminui a quantidade e a qualidade dos grãos colhidos e, consequentemente, reduz consideravelmente a produtividade de toda a lavoura.

A necessidade de controle e uso intensivo de produtos com mesmo modo de ação, ao longo do tempo, fez com que surgisse inúmeros tipos de lagartas com maior tolerância, complicando bastante a vida do produtor principalmente se o manejo da lavoura não é feito de forma adequada. Nem a biotecnologia adotada para reforçar a soja contra pragas consegue ser plenamente efetiva.

A chamada Soja Bt é modificada geneticamente para maior resistência e obteve ótimos resultados iniciais para controle das lagartas que atacam essa lavoura. Hoje, porém, as lavouras que usam essa tecnologia sofrem com a presença de alguns tipos de lagartas contra as quais a biotecnologia não é efetiva, principalmente as do gênero Spodoptera, como a Lagarta-das-vagens. Na soja convencional (sem a tecnologia Bt), apesar dos programas de manejo adequados, as do gênero Chrysodeixis ? a conhecida Lagarta-falsa-medideira – continuam causando transtornos ao produtor, assim como os surtos da Helicoverpa, lagarta extremamente agressiva e responsável por enormes prejuízos nas lavouras de soja. Conheça mais sobre as lagartas que dificultam a vida do agricultor

Lagarta-das-vagens (Spodoptera eridania)

Como o próprio nome comum indica, as lagartas do gênero Spodoptera são conhecidas por atacarem as vagens da soja. Além disso podem destruir plantas recém-germinadas, causando a redução do estande. Durante o ataque às vagens essas lagartas se escondem dentro das plantas, o que dificulta a ação dos inseticidas utilizados para seu controle.

Falsa-medideira (Chrysodeixis includens)

São esverdeadas, com listras brancas longitudinais pelo seu corpo. Quando ainda pequenas são confundidas com a lagarta-da-soja em estágios iniciais – no entanto, é mais tolerante ao controle químico com o uso de produtos convencionais.

Lagarta-do-velho-mundo (Helicoverpa armigera)

Conhecida como Helicoverpa, essa praga ocorre em várias culturas além da soja. Ela causa desfolha nas plantas da soja e, na fase reprodutiva da planta, ataca as vagens, alimentando-se dos grãos. Pode desenvolver resistência aos inseticidas se não for realizado o manejo integrado com outras pragas.

Para combater estes verdadeiros inimigos da produtividade, foram desenvolvidos diversos tipos de inseticida favorecendo um alto índice de controle sobre as lagartas. Concomitante a aplicação dessas substâncias, se faz necessário o uso de equipamentos que permitam uma maior cobertura de pulverização, por isso, a Bugio Tratores conta com os Pulverizadores Patriot Case IH, que garantem uniformidade na aplicação, além de um maior rendimento e performance excelente em diversos aclives. 

Fonte: Portal Syngenta

Fique conectado

Mais notícias

Login